Projeto “Mulheres na história política contemporânea dos PALOP: a constituição de um acervo digital de fontes”

O grupo de pesquisa África Contemporânea compartilha a primeira parte da pesquisa realizada pelo projeto de iniciação científica, liderado pela professora Maria Cláudia Cardoso Ferreira e desenvolvido pelas estudantes Locarine Udulciene Mendes Oncampo e Milena Santos Santiago.

O projeto “Mulheres na história política contemporânea dos PALOP: a constituição de um acervo digital de fontes” desenvolveu uma pesquisa exploratória com o objetivo geral de fazer um levantamento de fontes digitais e nato-digitais que tratam do protagonismo das mulheres na história política contemporânea dos países africanos de língua oficial portuguesa – PALOP.

Apesar do protagonismo das mulheres, conquistado via mobilização na sociedade civil, não é difícil constatar que no âmbito dos espaços do poder macro, principalmente naqueles ligados à esfera da tomada de decisão e da formulação das políticas públicas, ainda há muita dificuldade à participação efetiva de mulheres de uma perspectiva mundial (ONU, 2010).

Se as mulheres não estão nos espaços de tomada de decisão isso afeta negativamente o Índice de Desenvolvimento de Gênero – IDG. O indicador considera as seguintes variáveis para medir a equidade entre homens e mulheres nos países: participação econômica, oportunidade econômica, avanços educacionais, saúde e bem-estar e o empoderamento político.

O empoderamento político deve considerar tanto a participação feminina equânime nas estruturas políticas decisórias, quanto a sua quantificação nos espaços de formulação de políticas públicas na sociedade. O documento destaca que as mulheres estão mais preocupadas com questões de saúde, educação, infraestrutura comunitária e erradicação da pobreza, do que com gastos militares, por exemplo. Assim,

 

A ausência de mulheres nas estruturas de governo significa inevitavelmente que prioridades nacionais, regionais e locais – isto é, como os recursos são alocados – são definidas sem participação significativa de mulheres, cuja experiência de vida em relação aos homens proporciona a elas uma compreensão diferenciada das necessidades, preocupações e interesses (FEM, 2005, p.10).

 

O trabalho desenvolvido pelas estudantes esteve em duas frentes. A primeira foi a seleção de cerca de 100 documentos diretamente relacionados com o tema da participação política das mulheres. Após a seleção foram elaborados resumos com o conteúdo geral de cada documento. Agora os mesmos estarão disponíveis para consulta e futuras pesquisas. A segunda parte da pesquisa consistiu no levantamento temático de artigos acadêmicos relacionados com o tema da participação política das dos PALOP que também estão disponíveis aqui para consulta.

O estudo que começou a ser realizado em agosto de 2018, decorre de algumas inquietações da professora que percebeu o interesse das/os estudantes em pesquisar as experiências das mulheres no tempo, bem como, a necessidade de diversificar as fontes sobre a história política contemporânea dos PALOP, e ao mesmo tempo sensibilizar os estudantes principalmente as mulheres a pesquisarem sobre o tema.

Objetivo Geral:

Organizar e disponibilizar um acervo digital de fontes disponíveis na internet que tratam do tema da participação política das mulheres nos PALOP no período contemporâneo recente.

Objetivos específicos:

– Realizar pesquisa exploratória nas bases de dados acadêmicas e identificar aquelas relacionadas ao tema da mulher nas diferentes esferas do poder nos PALOP, bem como, destacar os estudos que interseccionam categorias como raça e classe;

– Organizar um acervo de fontes digitais por temas que contemplem a história contemporânea da participação política das mulheres nos PALOP;

– Elaborar um site gratuito para disponibilizar os dados inventariados;

– Instruir os/as estudantes para utilizar a internet como espaço de pesquisa, bem como formar uma cultura de pesquisa pela internet entre os/as estudantes;

-Oportunizar aos estudantes diretamente envolvidos na pesquisa o conhecimento da história política contemporânea dos PALOP em geral, e sob o ponto de vista das mulheres e/ou feminista em particular;

– Democratizar o acesso às fontes sobre a história política dos PALOP, em geral, e sobre a participação das mulheres em particular e assim contribuir com o aumento de estudos sobre os temas e objetos em questão, bem como, para a eficácia e efetividade da formação dos estudantes da Unilab;

– Contribuir para a renovação da pesquisa histórica contemporânea, e, em particular, da história política dos Palop;

1 Comment

  1. Rebeca

    Muito interessante o site. Uma forma de conhecer melhor a constituição politica, social e cultural de cada sociedade do PALOP.
    Parabens!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *